segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Saúde

Bom dia

Hoje gostaria de "falar" de saúde, e principalmente da saúde nas Alcobertas e na região.
Quem é que ainda não passou à frente do Posto de Saúde de Alcobertas num daqueles dias que faz tanto frio que só de imaginar faz impressão? Certamente que todos já o fizeram, e também devem ter reparado na quantidade de pessoas que estavam à espera que o mesmo edifício abrisse.
É um insulto à condição humana, uma pessoa que, já pelo facto de estar doente, tenha que estar ao frio para ir ao médico. Quem lá for sem estar doente, fica de certeza.
Muitas vezes criticam-se algumas pessoas por lá irem muitas vezes, por estarem a ocupar o lugar de pessoas que realmente necessitam, mas quem está doente, não pode ir ao médico às Alcobertas, porque o tempo que leva a conseguir uma consulta, chega para ficar bom, se for a outro lado. Por isso este médico é o nosso médico de exames de rotina, de mostra de análises e consultas previamente marcadas.
Gostaria também de felicitar o Sr Doutor Vítor pelo trabalho que tem feito na nossa terra, não só no "Centro de Saúde", mas também aquando das consultas "dadas" na casa do Sr Afonso, que conseguía consultar os verdadeiros doentes da freguesia, estando lá enquanto houvesse pacientes, e não por marcações ou horários.


As melhoras a todos os doentes

3 comentários:

Anónimo disse...

"Saúde"

A Falta de Saúde não é desejada por ninguém, necessitamos é de um bom serviço público de saúde que funcione.

Mas mesmo deficiente em Alcobertas ainda têm um médico, esperamos que se mantenha, por muitos anos.

A Proprietária do edifício de saúde é a Junta de Freguesia, a qual recebe uma renda.

Esta entidade compete melhorar as condições do edifício, ou estão à espera de fechar por falta de condições?

O tempo que estão a debater nas reuniões que o médico passa "falsas baixas médicas", debatam quais as obras que devem ser realizadas para melhorar o atendimento e os serviços médicos.

Preocupem-se com o frio que se passa à espera de consulta neste Inverno na rua em frente à porta.

No tempo do Dr. Agostinho passaram-se reuniões a debater a fórmula de o mandar daqui para fora, fazendo-se baixos assinados e outras coisas mais;

O Dr. Vítor até um determinado tempo era o melhor médico, então e agora!!! Porquê?

Se este for embora vão buscar um espanhol, ou façam um de encomenda, mesmo assim pode vir com defeito, para os interesses dos responsáveis.


A SOLUÇÃO PASSA POR;

Melhor qualidade das instalações;
Para administrativos;
Para o Médico;
Para os serviços de enfermagem;
Para os utentes;

Neste momento ainda são as mesmas instalações que o Sr. Marcolino Alves Duarte e a sua equipa construíram, à mais de 15 anos.

Nestes 15 anos, simplesmente só tem recebido a renda.

Onde têm investido as verbas recebidas em 15 anos?

Em obras, para a saúde?... QUAIS?

A ambulância onde está?.....

A fazer o quê?

“O Estado de Saúde em Alcobertas”

Anónimo disse...

Bom dia!
Ao ler este post fiquei a pensar que estariam a falar de outra terra qualquer e que não da nossa.

Passo a explicar...

Há anos que não ia ao centro de saúde de alcobertas. a ultima vez acho que tinha jurado nunca mais lá ir. estava lá uma velha na recepção que já so estava a ver se a mandavam embora para poder gozar a reforma à nossa conta. Muito mal educada, gritava com tudo e com todos, até ao ponto mesmo da Drª. Elsa sair porta fora do seu consultório para a mandar calar. Pobres velhotes doentes que precisavam das suas receitas para "melhorar" a sua saúde...

Já no inicio deste ano tive a necessidade de ter uma consulta com o médico de família. Como trabalho, o normal é ligar para o centro de saude e tentar marcar uma consulta. Já estava mentalizada para levar uma rebocada da velha. O meu espanto quanto me atende uma senhora toda simpática a dizer "com certeza, para quando lhe dá jeito? Pode ser para a semana? A próxima vaga é logo na 2ªf às 11h!" Ok. ficou marcada. Na 2f lá estava eu, mas às 9h porque, como sabemos, isto de consultas acaba por ser sempre por ordem de chegada. A senhora, muito educada e simpática virou-se para mim e disse-me se eu quisesse ir beber um café ou dar uma volta porque a consulta seria às 11h mesmo. Estava mesmo marcada e não era por ordem de chegada. EStava a sala cheia.
Voltei então às 11h e passado 5m já estava no consultório. A sala continuava cheia (os mesmos velhotes das 9h)! E os mesmos que esperam ao frio até abrir o centro.

Infelizmente, nos ultimos tempos tenho tido algumas consultas no nosso centro e têm sido fantásticos. Agora até já temos enfermeira alguns dias por semana. Quando do Dr. chega está algum tempo só a passar receitas e exames e depois começa as consultas à hora certa.

Ah! e só se vai embora no fim de todos os pacientes estarem atendidos (e não só " aquando das consultas "dadas" na casa do Sr Afonso")

Em comparação com outros centros de saúde, até mesmo o de rio Maior ou até as consultas externas de Santarém, o nosso deixa-os a todos arrumados a um canto. Quantos de vós não foram já a uma consulta externa no hospital que disseram que era às 9h e que depois de passarem horas à espera vos é dito que so deverão ser atendidos por volta das 15 ou 16h da tarde?

Porque se tivermos muito doentes e mesmo muito mal vamos às urgÊncias... a Rio Maior ou a Santarem.

Concordo quando se diz que é um centro de saúde para "exames de rotina, de mostra de análises e consultas previamente marcadas", Mas o médico de família é um médico de Clinica Geral. Deve ser o médico que deve saber do que temos, que nos deve conhecer, e encaminhar-nos para os médicos de especialidade que precisamos. DAí ser importante ele saber o que temos, que medicamentos o outro médico nos receitou, que exames o outro médico pediu e porquê. E ter uma nova consulta marcada para nos acompanhar.

Talvez haja é a necessidade de mudarmos um pouco a nossa mentalidade em relação aos centros de saúde e aos médicos de família.

Uma utente satisfeita do nosso centro de saude

Anónimo disse...

Um video que faz bem a saude...

http://www.youtube.com/watch?v=ZKUbFKaI-fE&feature=related