segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Pão por Deus

Boa tarde

No Dia de Todos os Santos há a tradição de ir ao "Pão por Deus", tradição esta que começou à muito tempo atrás, quando os pedintes que não tinham meios de subsistência iam visitar as casas cujas famílias colocavam comer e beber nas mesas para que esses pedintes pudessem comer e beber nesse dia!
Actualmente este dia é um sinónimo de Gula, em que muita gente invade as casas alheias para comer e principalmente beber até não puder mais, muitas vezes exagerando nos actos e atitudes para com as pessoas que os acompanham. Um dia que deveria ser de festa e convívio, passou a ser uma festa de tonteira só superada pelo Carnaval.
Há também as crianças que andam pelas ruas com os seus sacos a pedir, este sim, o "Pão Por Deus" na suas brincadeiras, durante todo o dia, sendo felizes em cada casa que recebem o seu "prémio". Broas, rebuçados, nozes, chocolates, biscoitos entre outros fazem as delicias de todos os que, saco a tiracolo andam de casa em casa ao "Pão Por Deus"
Acho bem que se continue a tradição, porque as tradições são para preservar e continuar, para que os nossos descendentes tenham raízes da sua terra e não a deixem ao primeiro contratempo.

Boa Tarde

1 comentário:

Anónimo disse...

volto a dizer o q escrevi sobre o texto anterior. a origem desta festa é cristã. não tem nada a ver com a festa das bruxas q vem do calendário pagão anglo-saxão e q a partir dos estados unidos se tem comercializado por todo o lado. o dia de todos os santos pode ser um pretexto para beber uns copos a mais e comer até à gula. é verdade. mas ao renunciar às nossas raízes e enveredar pela festa das bruxas fazemos disso mais um pretexto para o consumismo, para festas q rondam o ridiculo por vezes q, essas sim, igualam o carnaval, pois nos países de onde são originárias a festa das bruxas é equivalente ao carnaval. e a consequência pior é a perda das raízes e valores. mais q não seja basta pensarem assim: é feriado por causa do dia de todos os santos, não por causa da festa das bruxas. mas o ser feriado é o menos importante até.
e porque não falar do dia de fiéis defuntos?
quantos de nós, pelo menos neste dia, lembrámos os nossos familiares e amigos defuntos? quantos foram ao cemitário junto das suas sepulturas?
ou será q já não merecem o nosso respeito?
pois... é assim q se vão perdendo as tradições e esquecendo as origens e os valores...