segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Gruta

Bom dia
Desde à muito tempo que gostava de ir à nossa gruta, fazer uma visita.
Tenho ouvido rumores acerca da gruta dos Chãos, que está abandonada, que roubaram as suas estalgmites e as estalactites para outras grutas.
O engraçado é que eu já visitei várias grutas aqui na zona, Serra de Santo António, Alvados, Moeda, entre outras, mas nunca visitei esta que está aqui perto.
Uma das razões para que isto aconteça, é os acessos, que são muito maus. Quem é que vai para as grutas passando por aquele caminho, especialmente se não houver nenhuma indicação a dizer onde é a gruta. Então se for alguém de fora ainda é pior.
Muita gente que lá foi disse que aquilo não tinha nada para ver, mas, pergunto eu, desde quando é que uma gruta não tem nada para ver? Uma gruta não é só um buraco, tem vida, tem uma história e tem uma constituição única, devido ao terreno onde se encontra. Desde 1872 que foi publicado no Diário da Ilustrado uma visita à Gruta das Alcobertas da autoria do Sr. Soveral. Como podem ver é uma das grutas documentadas mais antigas do nosso país!
Na entrada da gruta foi encontrado, aquando da sua primeira exploração, um esqueleto de um individuo do paleolítico superior, um Homo Sapiens Sapiens. Onde está este esqueleto, estará em algum museu para a capital? Estará dentro de um caixote? Onde está?
A gruta das Alcobertas tem 210 metros de extensão e várias salas de onde se destacam as seguintes, a Sala dos Orgãos, a Sala das Estátuas, a Sala da Catedral e o Grande Salão que em alguns locais chega a atingir os 9 metros de altura.
A visita à gruta nesta altura só pode ser feita por grupos e com marcação na Terra Chã!

Bom dia

14 comentários:

Anónimo disse...

pois... gostava de saber porque tem de ser a terra chã a explorar a gruta e não a junta?

aquilo nem está nos chãos!!

é no meio da serra!!!

mas pronto... já que a junta só vê CATA, fazem eles bem!!

Anónimo disse...

muito bem!

ha aqui coisas que eu nao sabia.
e para ser sicero fiquei bastante espantado.... como é que é possivel que a junta nunca se tenha interessado pelas grutas?

Que vergonha.

Coiso disse...

E mais, a gruta foi considerada monumento nacional pelo estado.
Não sei é se ainda o é!

Anónimo disse...

mais: se bem sei, até porque estou mais ou menos dentro de assuntos da geologia local, a nossa serra tem grandes potencialidades geologicas, para alem da fauna e da flora.

ja me constou tambem que as grutas de alcobertas ERAM mais bonitas que qualquer uma do resto do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros! Leia-se, Mira d'Aire, Alvados, etc! (nao quero dizer mais porque nao sei se fazem parte do PNSAC...)


um dia mostro melhor!

ah. e como é que a Junta aproveita? de maneira nenhuma, ta claro!
é o de sempre...a natureza trabalhou bem em tudo nesta terra! Menos na maioria dos seres humanos! é triste.

Anónimo disse...

E já que falamos de grutas, tb podemos falar do Castro de São Martinho!! Não sei pq mas parece-me que tb andou por lá uma pedreira.
É impressão minha ou conseguimos destruir tudo o que temos de jeito??
Que perseguição...
Que tristeza...
Depois queremos fazer milagres no fim do mal feito. Haja paciencia para tanta estupidez e para uma política local/municipal que insiste em acabar com tudo o que é "histórico". Parece que só querem deixar para a história aquilo que é "obra sua". Curem-se!

Anónimo disse...

Acho uma palhaçada isto do Blog...
podem ter muita razão no que dizem,mas acabam por perder a rezão da maniera como estão a fazer!Mas porque não se dirigirem mesmo as pessoas competentes , em vez de mandar isto para o ar para tentar acertar em alguém...
concerteza que é alguém k não tem grande coisa p/ fazer, por em caso contrário não perderia tempo desta forma, e sim resolvia dirigindo se as pessoas competentes!!dando a cara e seu manifesto, vivemos num pais livre , não há k ter medo.
a única coisa k tao a conseguir fazer é colocar o povo todo em revolta, acho k não é preciso porque isso já fazem as pessoas, e voces assim só tao ajudar.
Gostava mesmo que peblicasssem meu comentário, porque ao contrário de voces não tenho problema nenhum em dar a cara e dizer o k acho as pessoas que tem mesmo que ouvir...
Obrigada!!

Anónimo disse...

então porque nao dizes kem és?

Anónimo disse...

nem mais!!!

que estupidez! diz quem és então!

o que sei e que este blog a meteu a junta e o senhor presidente a pensar nas cenas!!

até parece que é tema para se falar em reuniões da junta!!

Anónimo disse...

se não gostas ninguém te obriga a vir ler!

parece que também tens muito tempo livre para vir para aqui com postas de pescada!

Anónimo disse...

realmente isto ha com cada uma...

pois, quem vem aqui nao tem nada para fazer, mas entao...cheira-me que tu tambem nao tas muito mais ocupado!!!

epa, coisa boa para me fazer rir é este pessoal que vem falar de dar a cara, nao tem problemas nenhuns em se identificar, mas depois...esquecem-se!

é isso...
esquecem-se pura e simplesmente de pôr o nome.

parabens caro anonimo. comentarios da treta! (so mesmo por isso..)

Anónimo disse...

É verdade.
Grande parvo.
Diz que não tem medo de dar a cara, e que é muito macho, e depois assina anónimo. Lool
Se não gostas do blog não venhas vê-lo, não és obrigado.
O blog é bastante bom.
Força Anta.
Parabens!!!

Anónimo disse...

Era uma vez um moralista que decidiu dar um valente puxão de orelhas a um Blogger e, o tiro acabou por lhe sair pela culatra, acabando por puxar os seus próprios apêndices auditivos.

Mas no fundo ele tem razão, os senhores, falam de peito cheio, simplesmente por estarem camuflados de frente a um computador, usando o anomimato para que ninguém os chateie na vida pública e, se calhar, dar umas palmadinhas amigas nas costas daqueles que são os vossos alvos predilectos e pedir uns favores.

Enfim! são uns meros cobardolas.

Passam o tempo a degladiarem-se entre vós, quais Pavões com o cio, para ver se descobrem a identidade de cada um, em vez de se tornarem úteis para a sociedade Alcobertense apresentando propostas e as vossas críticas no lugar próprio.

Só assim podem aspirar a serem melhores do que aqueles que tanto criticam.

Não está em causa a qualidade ou a quantidade de obra executada e os problemas por resolver, apenas o método que estão a usar no seu combate / bocas, o qual me parece pouco produtivo ou mesmo estéril.

Além disso se são tão clarividentes e e embuidos de espírito crítico, com vastas soluções na manga para a nossa bela freguesia, está na hora de congregarem os vossos esforços e vontades, criando uma lista alternativa para a governança da nossa terra e, assim, mostrarem todos como as coisas de fazem, e se fazem bem!!!

Dizer que está mal é fácil, arranjar soluções é muito mais complicado, mas mantenho a esperança que serão capazes.

Obs: Com tanta conversa acho que estou a ficar patalouco, como é que pessoas que gostam tanto do anonimato podem tornar-se figuras públicas, isto deve ser resultado do grau da "água mineral" que estou a bebericar

Para terminar este meio devaneio quero perentoriamente afirmar que as minhas palavras não são sinónimo de concordância com a obra do actual executivo, mas somente um lamento pois gostaria de ter companhia nas Assembleias de Freguesia, onde frequentemente me encontro sozinho a enfrentar as "feras", enquanto cidadãos tão profícuos em sabedoria se refastelam em frente dos computadores brincando aos blogs com sabor a cidadania.

Despeço-me com votso sinceros que este meu contributo não seja censurado pelo Blogger.

Hilário Sousa

Anónimo disse...

a junta não ve so cata....
a junta tambem so ve o cata para convidar os amiguinhos la a ir, para cumerem e beberem ah conta do cata!nos vamos la todos os dias, da-mus lucro ao cata, e as vezes ainda somos tema de chicota para com a junta.e quando me refiro ah junta refiro-me a todos quanto estão la metidos, e so por estarem numa junta de "merda"(desculpem a expreção) já pensam que são os maiores!o sr. presidente da junta ainda consegue ser a pessoa mais falsa de toda a freguisia!

e já agora, enquanto a junta não for toda mudada, e por pessoas competentes ah frente, as alcobertas vai de mal a pior, e quem diz no patrimonio, diz em tudo.

quero dar os meus parabens a quem fez este blog!e se alguma vez ouver problemas por causa deste blog, sou totalmente a favor de voces... tem o meu apoio!

não me vou identificar, porque o sr. presidente da junta de alcobertas e seus camaradas, ainda me levam para o forte de peniche...

abraços

Anónimo disse...

Olá a todos...

Obrigada Antas por fazeres este estudo sobre as Grutas... Acho que muita gente não sabia da sua importância e da sua história. Eu pessoalmente era completamente ignorante sobre este assunto, assim como eu acredito que muitos de nós sintam o mesmo. Como é possivel ser habitante da freguesia e apenas saber que ela existe e nada mais.... Uma junta que se diz investir e apostar no turismo como é possível não ponderar esta vertente!!!!!!!!! Acredito que até eles desconheciam esta informação. Eu há muito gostava de visitar as grutas mas desconhecia que estas podiam ser visitadas seja pela Terra Chã ou por outra qualquer entidade... Como é possivel isto passar tão despercebido....

Será que " o burro sou eu"


Cumpts
"Grutas"