segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Votação 2

Boas tardes
Depois de encerrada mais uma votação on-line constatamos que, segundo a opinião dos nossos leitores internautas, na nossa Freguesia, o que faz falta são locais onde se possa fazer desporto ou lazer.
Na minha opinião falta um jardim, com muitas sombras onde as pessoas mais idosas possam conversar, descansar, conviver. Tipo o jardim que antigamente havia em Rio Maior, visto que o que lá está agora não tem sombras porque cortaram as arvores que a faziam. Fica sempre bem em todo o lado um jardim, não só para as pessoas que cá vivem mas também para as que nos visitam no famoso "turismo".
Outra necessidade eminente que vemos nos resultados desta votação é o "alcatrão". Não é preciso forrarem a Freguesia a alcatrão, desde que tapem os buracos onde essa possibilidade é viável e coloquem tapete novo onde a própria estrada já é um buraco(Fonte Longa). Há algumas situações que é mesmo desleixo. Por exemplo, cada vez que se rompe uma conduta de água da rede pública tem que se fazer um buraco para reparar. A câmara tem um limite de dias (não sei precisar ao certo quantos, mas acho que é um ou dois) para reparar (entenda-se colocar alcatrão) a estrada, mas não esperem que a Câmara os venham tapar sem que os pressionem. Há vários casos desses, desde o caminho para os potes mouros que tem uma colecção desses buracos (são 3 e grandes)desde o que está ao pé do cruzamento para os potes mouros. Será que a Câmara não sabe da sua existência? Outra cratera que eu ainda não percebi porque é que ainda existe é antes de chegar à "rotunda" (lololololololoool) do calhordas, está lá bem à 10 anos (miséria), de vez em quando lá leva um pouco de brita para remediar o irremediável!
As restantes opções da votação tiveram menor popularidade entre os votantes, mas em terceiro ficou a "Praia Fluvial do Olho" que eu acho que tinha grandes possibilidades de sucesso, mas que é um projecto para outra altura, primeiro as necessidades básicas, sendo que os passeios são mais urgentes que o "Olho", não são de fácil execução porque em muitos locais foram feitas casas em cima da estrada não havendo agora possibilidade de fazer passeios!
Parque de Campismo? Pois, acho bem, se for num local sossegado e desde que tenha condições para que não se torne num acampamento de pessoas que não tem morada fixa!
Outra coisa que fiquei surpreendido em relação a estes resultados é sobre a não existência de informação sobre a água das fontes. Quem é que me diz que a água das fontes dos nossos lugares é boa para consumo humano? Quem é que deve fazer as análises? Se houver alguém que tenha problemas de saúde por beber desta água, quem é a responsabilidade?

Tenham uma boa semana e espero que tenham passado um bom "dia do Presidente da República"!

8 comentários:

Anónimo disse...

Anta, no meu entender não se pode distinguir que primeiro se deve fazer isto e depois aquilo. Isso é errado.

No meu entender, o Turismo, não se pode adiar. Por isso, sim o Jardim, sim o Parque de Campismo, sim a Praia. E depressa.

Mas volto a dizer que a Câmara tem que ter visão e ajudar a Junta. Tem que existir uma estratégia para o Turismo porque sem isso não vamos ter nada.
E o que me preocupa no meio disto tudo é que em Rio Maior não temos um Telmo Faria, presidente da Câmara de Óbidos.

Porque esse aqui saberia muito bem o que fazer.

Enquanto isso, temos zero.

Como já tive oportunidade de dizer ao sr. Prior, acho escandaloso que durante as festas da Vila, se a Vereadora Ana Cristina precisar de ir à WC, eu pergunto se lhe vamos apresentar as WC's como estavam.

O meu cunhado de Santarém fez um pequeno encontro de 4L's nas festas e estive durante o almoço a pensar que imagem levam de Alcobertas com aquelas WC's caso as precisassem de utilizar.

Já agora aproveitava para alertar a Junta para a necessidade de fazer umas WC's públicas.
É uma marca de desenvolvimento quanto a mim.

Coiso disse...

Eu sei que não se pode adiar
mas para que servem essas infraestruturas todas, se não há um apoio a nivel de alojamento, restauração e de higiene (como dizes sobres o wc)!
As festas da Vila não tem nada a ver com o Sr. Prior, a festa de Sta. Maria Madalena é que tem e a essa não vem os Srs. vereadores!

SaLvA_VeRiTaTe disse...

Acho que tudo o que tem sido feito, tem sido feito sem pensar!

Primeiro que nada, o CATA nunca era construído assim!

Porque não aproveitar os terrenos ao lado das escolas e construir lá?

Acho que era a melhor localização para se construir um pavilhão. Com um jardim, umas casas de banho publicas e o CATA!!!

Porquê estar a construir uma infraestrutura em cada sitio e não criar um centro que incluísse tudo isto?

Deixo a pergunta

Anónimo disse...

o comentario que eu deixo por agora centra-se no comentario do ricardo martins...

muito simples:
vai-me desculpar, mas é tao escandaloso apresentar WC's naquele estado à "senhora Vereadora" como a qualquer outro cidadao que la se dirija, tao simples como isto.

Afinal, tem tantos direitos como nos, apraz-lhe tanto uma casa-de-banho decente como a qualquer um de nos.
Lá por nao fazermos parte da Camara e nao sermos chamados de "senhor fulano tal", nao quer dizer que nao sejamos pessoas como eles e que nao tenhamos os mesmos direitos que eles, nao acha?

Além disso, até acho "bom" que se lhes apresentem infra-estruturas naquele estado, pra saberem que nao é para o bolso deles que devem ir as verbas (que devem sim ser aplicadas e rentabilizadas por todo o municipio...nao é isso que eu vejo!), ou que em vez de fazerem uma visitinha de vez em quando, quando lhes cheira a jantaradas à conta do contribuinte, devem actuar nas localidades a 100%, a tempo inteiro, e nao só quando o rei faz anos!

embora nao possa deixar de concordar com a ânsia de desenvolvimento que muita gente tem, há coisas que às vezes caiem
um bocadinho mal!

Nao concordam?

Anónimo disse...

Sr.Ricardo Martins.
A nossa freguesia tem wc publico, novos, embora muito desprezados, até com as louças partidas.
Mesmo ao lado da associação da Ribeira de Cima.

Anónimo disse...

Realmente, a questão das casas de banho nas festas da vila é como já se disse: quem devia garantir a sua limpeza seria a organização e nunca a paróquia, pq apenas disponibiliza o espaço.
Há realmente casas de banho publicas junto ao Olho de Água, mas nenhum dos "turistas" as conseguirá alguma vez "farejar", pq não existe qualquer sinalização. Inicialmente até nem tinham portas... Agora têm portas e têm as loiças partidas. E querem saber pq?
Pq o vandalismo na nossa terra é tão grande, que num carnaval decidiram que para além de incomodarem quem lá vive (a velha história e não vamos continuar por aí), fizeram bombas caseiras que rebentaram lá dentro.... UMA VERGONHA!!!! E só não fizeram mais estragos pq o tal senhor, indigando com a situação, os espantou dali. Mas isso já é para este blogue sinal de que tem a mania que é dono! E toda a gente tem direito a fazer o que lhe apetece!
Por isso é que a iluminação junto à igreja não prevalece... pq toda a gente gosta é de cantinhos escuros e pq ninguem cuida dos filhos e os deixa destruir tudo. Depois ninguem é nunca chamado à razão... É que infelizmente o que temos nunca estimamos, e assim nunca vamos poder mostrar que merecemos mais e melhor...
E já que falo em iluminação, pergunto o que aconteceu à do Olho de Água. Tanto tentaram que conseguiram acabar com aquilo! Sim pq também houve quem (parece que filhinhos de muito boa gente), num carnaval tentasse roubar, ou desligar, ou não dá bem para perceber o que queriam fazer àqueles holofotes, e o sr., com a mania de preservar um bem publico, impediu! Resultado: apresejaram-lhe a porta e os carros!
(Atenção: não quero aqui continuar nova discussão sobre este assunto pq há coisas mais interessantes a debater. Só pormenorizei para que se saiba e para que se descrevam melhor as situações.)
PENSEM NISTO!

Anónimo disse...

Olá a todos...

Já que mencionaram a Festa da Nossa Sr.ª Madalena, é uma vergonha as WC´S do recinto. È urgente tomar iniciativa de reformular as mesmas sejam de quem for a responsabilidade ( Junta, AFC, igreja, câmara).
Este ano as festas proporcionaram uns dias de convívio e animação que à muito não se via por estas bandas, isto deve-se ao esforço de quem trabalhou directamente na sua organização, a quem apenas participou apenas com a sua presença e não podemos deixar de agradecer a S. Pedro que nos brindou com um tempo espectacular, nada comprável ao vento que é tão característico nas Alcobertas. Se bem se recordam a festa este ano superou todas as expectativas a nível de lucro, cerca de 10000€ , (+ coisa – coisa)!!! Mas mais espantada fiquei ao saber dos desentendimentos que ocorreram na montagem e próprio funcionamento do bar jovem que estava na festa. Só para esclarecer fizeram parte da organização 2 pessoas dos escuteiros que se opuseram claramente este bar, argumentado que a festa não se revia neste tipo de ambiente e que o intuito da mesma era somente religioso não de caracter lucrativo. Se o intuito da festa não é ter algum lucro, então alguém me explica porque ainda se faz o peditório????

Quero felicitar o Cangalheiro, o Acácio, o Bruno e o Telmo por darem a cara por este projecto apesar de tudo e todos. As festas tradicionais tem tendência a vir a desaparecer e são jovens como este e ideias que cativam mais jovens para este tipo de ambiente. Mais, todos os anos há inúmeras dificuldades para juntar pessoas dispostas a fazer parte da organização da festa e estes conflitos não nos levam a lado nenhum e todos devemos remar no mesmo sentido.

Não se podem esquecer que são os jovens de hoje, são o nosso futuro de amanhã e são deles que depende a continuidade da nossa festa que todos tanto gostamos.


Cpts.

“Gruta”

Anónimo disse...

Pois é pessoal mas quem esta na festa limpa as cazas de banho...e muito bem, o pior e que quem as utiliza desculpem me o palavrão ''mijam'' aquilo tudo.
Durante os festejos da festa fui a casa de banho e quando la entre esta um certo individo a ''mijar'' para dentro do lavatorio.Isto admite-se?
pois penso que nao!
depois la estava a celia e a elsa a limparem as casas de banho TODOS OS DIAS!!! (pensem nisto)