quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Alcatrão como sinónimo de Asfalto

O asfalto! Betume espesso, de material aglutinante escuro e reluzente, de estrutura sólida, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, além de substâncias minerais, resíduo da destilação a vácuo do petróleo bruto.

Isto tudo para dizer o quê? Para dizer que existe uma falta tremenda desta matéria nas estradas da nossa freguesia! E na maior parte dos locais, o que existe não tem condições para a circulação rodoviária. Sejam estas provocadas por buracos ou pela sua qualidade.

Já repararam, que basta para nós, que estamos numa extremidade com o concelho de Santarém, atravessar para este e as estradas melhoram automaticamente? É espantoso! Um asfalto que não danifica suspensões, pneus ou jantes!

Por muito que tente não consigo perceber como é que a Câmara Municipal, se esquece de alcatroar as estradas. Gostaria ainda de tentar perceber se a Junta de Freguesia fará alguma pressão para que isto aconteça. (Se alguém souber que comente!)

Num destes dias passei pela estrada que dá ligação aos Chãos, que não sei se sabem mas está a ser toda arranjada. E ao passar lá, pensei para mim - “Mas que bom trabalho! Isto até que está a ficar bem feito!”. Depois ao reflectir naquilo que havia visto, comecei a perguntar-me se aquele asfalto não será igual ao da estrada que liga Rio Maior à nossa Vila. Se por causa daquilo não poderão acontecer alguns acidentes. Espero mesmo que não! Espero que seja asfalto do bom!

Nessa tal estrada que liga Rio Maior à nossa Vila, ao passar pela Barreira da Mata, existe um desnível no alcatrão assustador provocado pelo deslizamento de terras por baixo do asfalto! O que mais me intriga é que tendo aquela estrada levado uma camada de anti-derrapante à tão pouco tempo (já estava assim), como não arranjaram aquilo antes de o colocar? Aquilo pode provocar um valente acidente! Mas mais uma vez sou forçado a pensar - “Espero que não!”.

Penso que todos nós estamos fartos de trabalhos mal feitos por parte destas entidades, que tão mau uso dão aos fundos que todos nós contribuintes lhes pagamos.

E para esses senhores deixo um concelho.

Tentem criar planos de trabalhos, estudem as coisas como deve ser antes de as executar! Acabam por poupar tempo e dinheiro!


PS – A definição de asfalto foi tirada do site : http://pt.wikipedia.org/wiki/Asfalto


Vox populi

8 comentários:

Anónimo disse...

Deixem-me deixar aqui uma nota!
Estrada Alcanede-Alcanena, não fica em Alcobertas.
Estrada (até à bem pouco tempo e por mais de 20 anos) Casal Val Ventos-IC2, não fica nas Alcobertas!
Afinal também não estamos assim tão tão mal, as coisas vão se fazendo, só quem tem memória curta é que não vê!

Anónimo disse...

sou totalmente de acordo, parece que os nossos dirijentes não pagam impostos, esquecem-se que também andam a brincar com o dinheiro deles, fazem gosto de por bonito e estragar a seguir porque faltou um tubo ou um ramal e o buraco ou corte fica para se lembrar-mos da incompetência que fazem gosto em demonstrar
... fazia falta uma revolução...
ou uma ETA...se calhar até era bom...uma bombita aqui, outra acolá...

Anónimo disse...

Ola a todos....

Muito obrigado por atender ao meu pedido sobre o defice de alatrão que nos rodeia....

Graças ao "bom estado" do pavimentos das nossas estradas já por duas vezes danificei pneus e jantes.... É lamentavel ver algumas situações da nossa vila, há muitas a inumerar mas destaco o ligação entre os Casais Monizes e Casal de Val Ventos!!!! Agora que vem ai o Inverno pensem no assunto....

"Grutas"

Anónimo disse...

Sem duvida!
Esse bocado de estrada está mesmo muito mau!

A minha ideia acerca desse bocado ainda não ter sido alcatroado é simples. A junta de freguesia nunca quis que aquilo fosse preparado pelo povo.

Apesar de eu não compreender isto. Pois assim só poupavam tempo e dinheiro à junta e à Câmara.

É lamentável!

Anónimo disse...

PARECE ME A MIM QUE NO PROXIMO ANO ESSAS FALTAS DE ASFALTO/ALCATRÃO SERÃO COMPENSADAS,NEM QUE SEJA A DIA SANTO,EM CIMA DE LAMA,E A CHOMER PICARETES EM BRASA.É NOMAMENTE ANO 4.LOL BOAS

Anónimo disse...

Normalmente as estardas são de responsabilidade da Câmara Municipal. No caso da estrada de Chãos esta saio no Diario da Republica e até uma empresa conseguir a concessão da estrada para fazer a obra proposta pela Republica Portuguesa. a Estrada de Alcobertas não sei mas a do Chãos foi alcatroada não com o dinheiro da Câmara mas com o do Estado.

Unknown disse...

Isso ainda é mais engraçado, essa grande entidade que é o estado, lembrou-se de olhar aqui para os nossos lados e viu que não se fazia a "ponta de corno" e pensou, bom já que estes gajos não são capazes de fazer nada vamos lá alcatroar-lhes a estrada que aquilo já está precisado.
É só rir.

Anónimo disse...

Oi, oi...

Estou plenamente de acordo, também não falem só da estrada dos casais monizes porque exintem outras estradas que a anos se encontam num estado lamentavel, como e o caso da Fonte Longa...toda cheia de remendos e muito esburacada, se nos desviamos de um batemos dentro de cem...granda cena...
Para as proximas eleições ja sabemos que se vai prometer um tapete novo pra estas estradas...
Depois ve-lo e que e pior...
compensa mais por um remendo..LOL
E sempre assim...
Prometem prometem e depois não se vê nada de nada a não ser buracos e buracões