quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Escola

Até que enfim, a escola!
Há estados de espírito para todos os gostos, desde a alegria de voltar a ver os amigos e colegas, passando pela tristeza do fim da boa vida e da ausência de horários até à angústia de vários sectores da vida pública da nossa sociedade. Passo a explicar.
Temos a angústia prolongada dos professores que fazem greves e mais greves porque não tem alunos. Sendo a falta de alunos uma das grandes causas deste problema, a mais grave foi a aceitação a torto e a direito de alunos para os cursos de pedagogia, quando os empregos para essas pessoas estavam ocupados por pessoas não qualificadas. Qualquer “doutoreco” ou “engenheireco” dava aulas, era preciso era ter o canudo. Agora andam a tirar cursos de não sei o quê para poderem dar aulas, e ainda por cima acham injusto.
Façam greves façam, quanto mais greves fazem mais o pais afunda!
A outra (não é a telenovela) situação são os transportes, é como a manta, puxas para tapar a cabeça e deixas os pés à mostra! Se as coisas fossem todas da competência da junta ou da câmara era muito mais fácil, assim é muito fácil andar a jogar ao jogo do empurra! E que tal se a Câmara consegue ter um autocarro ou dois à disposição de dez ou vinte “desportistas” do centro de estágio, porque é que não consegue ter uma (ou duas) simples carrinha para o transporte de crianças para a escola? Estas crianças (e pais) não tem a culpa de viver no conselho do desporto em vez de viver no conselho da educação e serviços.
Agora a dolorosa, a famosa escola das Alcobertas! Escola amplamente publicitada pela junta e que ouvi dizer que já ia estar a funcionar neste ano lectivo e que até foi primeira página dos jornais de Rio Maior. Não estou a ver alunos a ter aulas em cima de uma “primeira pedra” que esperamos não seja a última. Se a junta pensasse um pouco poderia convidar as altas autoridades do país para virem todas as semanas colocar uma primeira pedra, que daqui a uns cem anos estava pronta! Ficava era um pouco caro em termos de alimentação, porque esses senhores “mais importantes” nunca andam com dinheiro no bolso, coitados, gastam tudo logo no primeiro dia em prestações(ironia)!


Bom ano escolar a todos e felicidades aos que conseguiram entrar na Universidade
Boa sorte

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu concordo a 100% com estes textos.
O Sujeito poetico apenas utiliza criticas construtivas para a terra.
E na minha opinião devia continuar a publicar mais textos como tem sido até aqui.
Um bem haja Sr.Anta

Anónimo disse...

Quem devia tar preso eras tu, pois quem rouba aqui és tu, costumas comer bacalhau. depois tudo o que tocas agarram-se às mãos...

agora estes comments sobre o "Anta", a chamarem-lhe burro? digo-vos já que é preciso uma grande inteligência para escrever estes textos tão bem estruturados.

Dizes que o "Anta" não trabalha, se calhar e por trabalhar que ele consegue ver tantos defeitos na freguesia e mesmo no país. E afinal de contas é tudo verdade, infelizmente.

"Anta" muito bom texto, alguem tem que falar nestes temas.

Anónimo disse...

Gostei,e já agora porquê tanta contestação por parte de gentinha que nem escrever sabe????
Estes comentários são de alguem que tambem come do tacho concerteza, as verdades doem e tentam mascarar-se.
Anta deves continuar a escrever as verdades doa a quem doer.

Anónimo disse...

O Brindexx então mas pk é k o gajo que escreveu este blog tá lixado com o teu pai?
N me digas que é por estar a dizer mal dos motoratos, que nem é mal, apenas retrata a realidade.
O teu pai tb é motorato?
Ou tens de o chamar p/ ele te defender?

Anónimo disse...

Agora já são 2 pessoas, Anta e Cruzeiro...É pá mas voces acham bem que andem aí gajos a ser acusados daquio que nunca disseram???N se faz...

PM disse...

Não é uma imitação, apenas uma ajuda

http://off-alcobertas.blogspot.com/

Unknown disse...

Epah!! Onde é que eu andei este tempo todo.. o pessoal das Alcobertas (e arredores) a fazer blogues!!
Aqui á 10 anos era eu um adolescente havia aí pessoal que nem casa de banho tinha!!! Sabiam onde era a feira de Santana e pouco mais!!! Iam aos balhes nas suas Zundapp's e exibir a meia branca á saida da missa ao domingo!!! Eh eh.. Agora ja escrevem blogues a dizer mal uns dos outros.. E pelo que li á um Motoclube nos Cascais Menizes!!! Altamente!! Que motas tem vocês?? Sachs artilhadas a 250cc?? Zundapp's turbo(ina)?? Eh eh!!
Gostei tambem dos ataques ao nosso querido Presidente de Junta.. só ainda não falaram numa coisa.. Quantos familiares mais vai ele meter ai na edilidade?? Olhe que ainda sou seu primo em 15º grau!!LOL
Continuarei atento ao escárnio que praqui vai e fazendo os meus comentarios.. não percam!!