quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Combustiveis!

Boas
Desculpem a inactividade mas os meus colegas tem dado continuado ao trabalho por mim iniciado!
Hoje queria falar dos combustíveis, esse bem precioso que move milhões de milhões de euros (dolares) em todo o mundo por minuto, esse bem que origina guerras e que é indispensável a todos nós!
O petróleo, combustível fosseo que é limitado ás reservas do planeta, mas que cada vez tem mais procura e cada vez se gasta mais. E se o petróleo acabar? Esta pergunta é uma certeza, ele vai acabar, resta saber quando!
Se com abundância deste produto, meio mundo anda em guerra, imaginem quando acabar! Entretanto apareceu o gás, o famoso (GPL). Esta forma alternativa de combustível, mais barata e que consegue rendimentos equivalentes à gasolina está agora na moda. Mas será que o preço deste vai continuar o mesmo, será que os interesses das grandes empresas não vão fazer com que o gás aumente tanto que o investimento no GPL fique irremediavelmente comprometido? Eu acho esta situação inevitável, dado que as empresas vão querer explorar esse mercado, e vão aumentar o preço do mesmo à medida que a procura for aumentando!
Existe também o biodiesel, menos utilizado pelo facto do estado estar a colocar entraves a todos os níveis, desde a produção, passando pela distribuição até à aplicação em veículos! Porquê? Claro que, como energia mais limpa iria ter menos impostos, o que implicaria menos receita para o estado! Logo aqui fica tudo explicado!
Entretanto há os boicotes ás maiores gasolineiras em certos dias. O que é que isto adianta? Mesmo que não se vá colocar gasoleo num certo dia, tem que se lá ir no outro, claro como a água!
Greves dos transportadores são uma maneira de aumentar os lucros das gasolineiras! Como?
É simples, é anunciada uma greve dos transportadores. Toda a gente vai colocar combustível, mesmo os que não precisam, logo as gasolineiras vendem tudo e mais alguma coisa! Quando o combustível volta é mais uma romaria e voltam a vender tudo porque as pessoas tem medo que haja outra greve!
Enquanto os carros eléctricos e a hidrogénio não forem mais fiáveis e com maior autonomia, vamos andar nesta guerra sem fim.

Só espero que o Almerindo não feche também o posto dele, porque era mau ter que se ir a Rio Maior ou a Alcanede só para se meter combustivel!

Boa Quinta

Sem comentários: